Portuguese Version

Our thanks to María Alejandra Lucero Manzano for the translation!

Exmos. Hon. Parlametários,

Com ótimo sucesso da celebração do histórico EvalYear Evento Global no Parlamento do Nepal e o lançamento do Foro Global dos Parlamentários pela Avaliação (GPFE), o rol dos parlamentários na promoção a cultura da avaliação tornou-se mais proeminente. Mais de 450 delegados incluindo parlamentários, líderes das VOPEs, funcionários dos governos, representantes das agencias das Nações Unidas, organizações internacionais, setor privado, entre outros participaram neste evento histórico no Parlamento do Nepal.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030) assegurando “Ninguém deixado para tras” e a Agenda Global da Avaliação 2016-2020 (EvalAgenda 2020) revelam a necessidade de redobrar esforços para a advocacia da avaliação. Neste contexto, o GPFE tem iniciado a Campanha “Parlamentários pela Avaliação” convidando parlamentários do mundo para defender a avaliação no contexto da Agenda 2030 (ODS) segundo com a EvalAgenda 2020. A campanha vai realçar também a importância da avaliação centrada na equidade e sensível ao género. A Campanha pretende documentar e amplamente disseminar breves vídeos com mensagens chave dos parlamentários para fortalecer um ambiente favorável e para criar um arquivo de conhecimento compartilhado para a comunidade global de avaliação.

Como Parlamentário, a sua experiência representa um recurso inestimável para aumentar a qualidade da demanda e o uso do trabalho de avaliação. Neste pano de fundo, Nós gostaríamos de convidar-lhe compartilhar a sua EvalStory gravando um vídeo com suas respostas para as seguintes perguntas:

  • Durante o curso do seu mandato no Parlamento do seu pais, como a avaliação ter sido útil para a elaboração de políticas baseadas em evidencias?
  • Como a demanda e o uso da avaliação pode ser fortalecida para sua melhor influencia no processo de desenho das políticas públicas nacionais?
  • Dado o chamamento de “Ninguém deixado para tras” dos ODS/Agenda 2030, como as políticas nacionais deveriam ser avaliadas com os lentes de equidade social e igualdade de género? Quais são os mecanismos para assegurar que “ninguém é deixado para tras” no processo?
  • Como visualiza o futuro da avaliação nos próximos anos? Quais temas deveriam ter maior atenção e por que?

Para a gravação do vídeo, nós lhe convidamos utilizar preferentemente uma videocâmara professional para assegurar uma boa resolução. Alternativamente, pode utilizar a videocâmara do seu computador o telefone móvel (iPad, iPhone ou outro dispositivo). Uma vez gravado, por favor carregar o vídeo em Dropbox e compartilhar o arquivo com Jérôme Gandin utilizando o seguinte email: jgandin@universalia.com. Em caso de ter perguntas, pode contatar com Jérôme Gandin. Para mais informação sobre o GPFE, por favor contatar com Ada Ocampo, aocampo@unicef.org ou com Asela Kalugampitiya, aselakalugampitiya@yahoo.ie.

Por favor, ter em conta que a duração total do vídeo não deveria ser maior que 3 minutos e ficaremos agradecidos com você por enviar o vídeo dentro das três semanas seguintes.

Nosso sincero agradecimento pelo seu compromisso com a Campanha Parlamentários pela Avaliação. Aguardamos assistir o seu vídeo e compartilhá-lo globalmente.

Com os melhores cumprimentos,

Kabir Hashim

Leader – GPFE

Minister – Sri Lanka

Ziad Moussa

Co-chair – EvalPartners

President – IOCE

Colin Kirk

Co-chair – EvalPartners

Director–UNICEF Evaluation Office

Marco Segone

Chair – UNEG

Director– UN Women IEO

 

Advertisements